terça-feira, 26 de abril de 2011

TRILHA SONORA (parte 2)


No post passado falamos de grandes compositores de trilhas sonoras, particularmente John Williams, que com talento conseguem fazer com que uma cena de um filme seja consagrada e até torne o filme inesquecível.
Mas afinal: O QUE É TRILHA SONORA?
Podemos chamar de trilha sonora, todo o conjunto de sons de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos. Isso também inclui peças para televisão, teatro, comerciais e, até mesmo, jogos eletrônicos. Pode ser incluída uma música ou tema musical original, criada especificamente para o filme (Tema de Tubarão, por exemplo), ou outras peças musicais, canções e trechos de obras musicais anteriores ao filme.
Um filme, novela ou comercial pode popularizar uma obra musical já existente, mas menos conhecida pelo grande público. É o caso de “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, que deu uma popularidade ao poema sinfônico “Assim falou Zaratustra”, de Richard Strauss. Já “O Bife” , ou “Le Biefe” é uma cantiga de roda francesa do séc. XV de autoria desconhecida e  muito ensinada logo que se começa a tocar piano. Entretanto passou a ser conhecida como “a música do Danoninho” devido o comercial que da empresa de 1989 utilizando a melodia de "O Bife" para reforçar os benefícios do produto. Deu tão certo que todo mundo ficou com a letra do Petit Suisse na cabeça: “Me dá, me dá, me dá, me dá Danoninho, Danoninho da...”
Na semana que vem, ficaremos sabendo de mais particularidades sobre o nome TRILHA SONORA. Enquanto isso, curtam o comercial da Danoninho de 1989.

Um comentário: